sfl logo 292x272 white e1635280047631

Menu

A diferença entre shift e job

Compartilhe através dos links:
A diferença entre shift e job

Uma verdadeira corrida maluca. Essa parece ser a melhor forma de definir a busca de um recém chegado por emprego. Geralmente ganha a vaga aquele que telefonar primeiro para o anúncio. Uma estatística informal na Austrália aponta que o primeiro interessado a contatar o empregador tem 95% de chances de pegar o job. Para quem telefona no dia seguinte, a chance de contratação cai para menos de 1%. Antes de começar a correr, o ideal é pensar bem que tipo de trabalho procura-se: Apenas shifts ou um job.

O shift é como se apelida um turno de trabalho na Austrália. Em Português, poderia ser traduzido como bico. Um trabalho como lavador de pratos, sem horários muito fixos ou dias definidos, é chamado de shift. A pessoa pode cumprir diversos turnos na semana, mas nunca será algo fixo de fato. Geralmente serve para complementar a renda e é informal. Aliás, a maioria dos trabalhos oferecidos na Austrália, especialmente para quem tem um nível básico de inglês, segue esses parâmetros. Já o job é um trabalho de fato, formalizado, com recolhimento de impostos, inclusive. Tem horário fixo e cartão ponto.

Outra diferença importante também entre shift e job é o tipo de visto. Quem tem visto de estudante pode trabalhar até 20 horas semanais em período de aulas e em turno integral durantes as férias escolares após obter uma permissão de trabalho. Ou seja, estudantes estão aptos a arrumarem um job. Para isso também é preciso possuir o Tax File Number, que só é possível obter com um visto de residência (estudantes enquadram-se nessa categoria).

Para quem chega com visto de turista ou quer ultrapassar as 20 horas legais de trabalho permitidas pelo visto de estudante – o que é um prática ilegal, passível de punição como a deportação, mas extremamente comum entre os imigrantes – a opção é arrumar um bico, geralmente em locais onde não há registro e pagamento de impostos. Esse tipo de trabalho geralmente paga em dinheiro vivo, o chamado cash in hand na Austrália.

Fato é que, de início, tentar arrumar um emprego na Austrália pode até assustar, mas o drama é menor do que no Brasil. Lá, as taxas de desemprego são extremamente menores do que as observadas no território brasileiro. O que facilita também é a grande mobilidade de pessoa, imigrando e emigrando do país. Sempre há vagas. Difícil é arrumar o trabalho dos sonhos.

Leia mais também:
– Quanto custa estudar inglês na Austrália
– O mercado de trabalho na Austrália
5 trabalhos na Austrália que você talvez não queira, mas tende a fazer
Emprego de Hospitality na Austrália veja como conquistar
– País para trabalhar e juntar dinheiro

Compartilhe através dos links:

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções:

CONFIRA MAIS
ARTIGOS

GUIA DO ESTUDANTE INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio na Austrália ✅

Cadastre-se para receber o material:

GUIA DO ESTUDANTE
INTERCÂMBIO NO
CANADÁ

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio no Canadá✅

Cadastre-se para receber o material:

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.