Se você está pesquisando para fazer um intercâmbio, provavelmente já ouviu algo sobre a Austrália. São muitos os motivos que fazem o país ser bastante procurado por intercambistas, e acredito que não falamos apenas das belezas naturais e curiosidades (que prometo contar mais no decorrer desse post). Estamos falando de uma infraestrutura invejável, ótimo sistema de saneamento e transporte público, receptividade e também a facilidade no processo de retirada do visto.
Não à toa, o reconhecimento e apreço pelos australianos aumenta a cada dia, colocando-os no topo de listas como um dos melhores países para se viver, ou até mesmo, conseguir colocar 4 cidades no top 10 de cidades mais habitáveis do planeta.
Quer saber mais sobre este país incrível? Então vamos lá:
Economia
Tendo como moeda o dólar australiano, esse continente-ilha, como é conhecido, possui uma das economias mais sólidas do mundo e tem como principal alicerce desse sucesso a exportação de alimentos, minerais e principalmente o petróleo.
Apesar da alta taxa de impostos cobrada pelo país, visto que vivem em regime sócio democrata, os benefícios ao povo são vistos diariamente, dado que a educação por lá são exemplos e modelos mundiais.
A média salarial anual de $45.640 também torna a Austrália um dos lugares que melhor paga seus funcionários e consequentemente, garante o custo de vida mais baixo entre os países de língua inglesa.
O Clima
Com seus quase 8 milhões de km², a Austrália te dá diversas opções para se adaptar ao que melhor lhe convém. Sydney e Melbourne, por exemplo, são cidades mais tecnológicas, urbanas e até frias, lembrando muito a vida na Europa. Já em outras cidades bem conhecidas como Perth, Goldcoast e Sunshine Coast é verão quase que o ano todo, com praias e paisagens maravilhosas que lembram muito o nosso Brasil.
Trabalhar enquanto estuda
Infelizmente o visto de Work & Holiday que torna possível você se mudar para um país e trabalhar por lá durante um ano não está disponível para brasileiros na Austrália. No entanto, com o visto de estudante você pode trabalhar e estudar no período que estiver por lá, só que assim como na Irlanda, só é permitido o trabalho durante meio período, e por 40 horas nos períodos de férias.
De qualquer forma, não deixa de ser uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais da cultura local, praticar o idioma e ainda ganhar uma grana extra para poder dar uma equilibrada no orçamento. Trabalhos em restaurantes, cafés e hotéis estão entre os mais populares entre os
Belezas naturais
A Austrália é muito conhecida pelos parques e reservas naturais espalhados ao longo de toda a sua extensão territorial. O Uluru-Kata Tjuta National Park é um dos mais procurados e traz consigo parte da memória cultural do país, com paisagens e histórias de tirar o fôlego.
Além do parque que fica no interior do país, a Austrália é muito conhecida por esportes de aventura como o surfe, mergulho, rapel e paraquedismo. Goldcoast, por exemplo, faz parte do WSL de Surf, onde a elite mundial do esporte disputa um dos troféus mais cobiçados de toda a temporada, anualmente.
Educação
Os cursos mais comuns e procurados por lá são os de General English, que vão de níveis iniciais para quem não tem tanta intimidade com o idioma, até os mais avançados pra quem quer melhorar seu inglês.
Além deles, também existem cursos de aperfeiçoamento (assim como na Irlanda) que são focados no sucesso da realização de testes como Cambridge, IELTS e FCE, que te dão autonomia na hora da escolha de cursos mais específicos como especialização, pós-graduação ou doutorado fora do Brasil.
Vida selvagem
Que outro lugar no mundo você encontrará tubarões, morcegos gigantes, cangurus, coalas e demônios da tasmânia convivendo num mesmo ecossistema? Pra quem não tem medo do desconhecido e é curioso para saber mais sobre a excentricidade de um país que preserva sua fauna (por mais bizarra e diferente que ela possa ser) esse é o local ideal.
Viajar
Não bastasse o país sensacional que é, a Austrália que é banhada pelo oceano Índico e por diversos outros mares, como o de Timos, Arafura e da Tasmânia, e faz fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste, Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia, o que torna muito mais fácil um passeio por esses países não só pela água, mas também pelo céu, com as famosas e queridinhas companhias aéreas de baixo custo, como a Tigerair.
Fonte: dpbintercambio
Leia mais também:
– Saiba quanto custa morar na Austrália
– Dicas para economizar na Austrália
– Quanto custa estudar inglês na Austrália
– 5 trabalhos na Austrália que você talvez não queira, mas tende a fazer