Quando se conversa com um australiano sobre símbolos nacionais, a maioria acaba admitindo que identifica-se mais com o Brasão de Armas da Comunidade da Austrália do que com a Bandeira Nacional. Uma prova prática disso é que as cores do uniforme dos jogadores da seleção nacional de futebol do país são verde-e-ouro, e não vermelho-branco-azul como a Union Jack, a bandeira do Reino Unido, que fica no canto superior esquerdo da bandeira oficial australiana. Para os aussies, a bandeira nacional representa um símbolo da colonização. Em 1984, o governo decidiu oficializar o verde e o ouro como as cores nacionais da Austrália.

A Bandeira Nacional Australiana foi hasteada pela primeira vez em Melbourne no dia 3 de Setembro de 1901. As cinco estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul representam a posição geográfica da Austrália no Hemisfério Sul. Em 1908, a estrela de seis pontas representando os seis estados foi substituída por uma estrela de sete pontas, a sétima ponta representando os dois territórios. Ela é, obviamente, vermelha-branca-azul. Cada estado e território australiano também possui uma bandeira própria.

O Brasão de Armas da Comunidade da Austrália, que é usado para identificar a autoridade e propriedade da Comunidade da Austrália, foi concedido pelo rei Jorge V em 1912. É formado por um escudo que contém os emblemas dos seis estados australianos, simbolizando a federação. No desenho, a presença do canguru e da ema. A mimosa dourada, considerada o emblema floral da Austrália desde Agosto de 1988, também marca seu espaço no brasão. Apesar da fama e de estar no brasão, o canguru jamais chegou a ser oficialmente declarado como o emblema animal do país.

Outro símbolo nacional, o hino, intitulado Advance Australia Fair, foi composto por Peter Dodds McCormick em 1878. No final da década de 70, já no século XX, tornou-se a canção oficial do país. Foi declarada como hino nacional apenas em Abril de 1984 – mais de 100 anos após de composto!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
1