Desde Sydney, a maior e mais famosa cidade australiana, à Melbourne, que foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver, até Perth, Brisbane, Adelaide e Gold Coast, todas com um alto nível de desenvolvimento cultural, econômico e social. Confira:
Um povo apaixonado pela natureza e que valoriza a qualidade de vida.
Melbourne é uma das mais diversificadas cidades do mundo e oferece uma qualidade de vida impecável.
É a terra do Canguru, do Coala e do Ornitorrinco.
Também é proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas.
Todos sabem que a Austrália possui um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, e por ser um país multicultural há lugares que a vida é mais sossegada, mas também existem lugares onde a agitação da cidade grande é muito presente.
No geral os australianos são muito bem receptivos e humorados, gostam de prática de esportes ao ar livre, é um povo exótico na maneira de se vestir, são felizes e gostam de aproveitar o lazer, desfrutando das praias, dos bares e de momentos com a família.
Na Austrália eles possuem uma ótima estrutura nas escolas e Universidades, ademais a segurança nas ruas é algo excepcional, o transporte público funciona sem custos e é um país maravilhoso para se viver.
O café da manhã na Austrália costuma ser bem farto, com muitas frutas, leites, iogurtes, pães, tortas, ovos, café, cereais e outras inúmeras opções.
O almoço na Austrália é bem diferente do Brasil, eles optam sempre por lanches rápidos com saladas, pães, ou tortas.
A janta, no entanto, é sempre algo bem reforçado, normalmente você vai encontrar pratos com frutos do mar, carnes, frangos, batatas fritas entre outras opções.
Um costume australiano é fazer bastante petiscos ao longo do dia, a influência da culinária na região vem principalmente da cultura asiática.
Existem algumas comidas exclusivas da Austrália como a Vegemite, uma pasta salgada e as Tim Tams, uma bolacha coberta de chocolate que faz parte da infância dos australianos. Vale ressaltar que há muitos cafés brasileiros nas principais cidades, então você não precisa ficar tão preocupado com uma alimentação muito distinta.
O transporte na Austrália é excelente, lá você poderá desfrutar de algumas linhas de ônibus gratuitas, denominadas CATs, elas são pontuais e não há lotações no transporte público.
Também há na Austrália o transporte ferroviário e os famosos bondinhos, todos funcionam com eficiência e são extremamente limpos. Na Austrália em alguns lugares também são muito utilizados os transportes hidroviários, há dois tipos de transportes hidroviários os Ferries (balsas) e os CityCats
Uma opção ecológica de transporte e que funciona muito bem nas grandes cidades são as bicicletas, você encontrará por lá muitas ciclovias.
Na Austrália o clima é dividido entre tropical e temperado, bem semelhante ao Brasil, porém no inverno é possível encontrar pelo país pontos de neve!
Estações do ano:
O custo de vida na Austrália é um custo de vida alto comparado a grande maioria dos outros países, no entanto o salário mínimo no país também é alto e as pessoas vivem no geral vivem muito bem. O custo de vida médio para uma pessoa solteira é de aproximadamente AU$3.818.
Visto para Austrália, destino sonhado de muitos brasileiros, com algumas exigências para quem quer tirar o visto do país. O país possui um sistema de vistos universal, o que significa que qualquer estrangeiro necessita de um visto para estar na região.
Existem algumas categorias de vistos na Austrália:
Cada visto possui uma junção de documentos que precisam ser apresentados para comprovar o motivo da sua ida ao país.
Os documentos essenciais são:
A Austrália é um dos melhores países para estudar e trabalhar, ele permite que estudantes estrangeiros trabalhem legalmente durante o período do curso.
Como estudante você somente poderá ter trabalhos part time durante o período letivo, e full time ao longo das férias. Isso significa que com o visto de estudante na Austrália você pode trabalhar até 40 horas quinzenais durante as aulas e por horas ilimitadas nas férias do curso.
Tipos de trabalho na Austrália para Brasileiros
Para conseguir um trabalho na Austrália você pode pesquisar vagas de emprego em jornais, em sites de ofertas de emprego ou até mesmo no campus da instituição de ensino que você vai estudar, já que algumas costumam colocar avisos de emprego em murais. Você ainda pode se cadastrar em uma empresa de recrutamento.
As profissões em alta na Austrália são:
Tipos de certificações que precisa ter para trabalhar em restaurante, construção civil, estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, aged care e outros
Os certificados de trabalho na Austrália são cursos que capacitam o profissional a exercer determinadas funções profissionais no país. Desta maneira, é necessário fazer um curso para cada área de atuação. A maioria dos cursos são feitos em instituições especializadas e são pagos, mas é possível encontrar algumas opções gratuitas, oferecidas por instituições governamentais ou educacionais.
Os principais certificados de trabalho na Austrália são:
Salário mínimo na Austrália
Como no Brasil, a Austrália também tem um salário mínimo regulamentado pelo órgão governamental responsável, o Work Fair, ou Justiça do Trabalho. Desde o dia 01 de Julho de 2021 o salário base na Austrália é de aproximadamente AU $3.090,40 mensais. Mas é importante que você saiba que na Austrália a base de remuneração é feita em horas, ou seja, em média, o salário mínimo é de AU$ 27.50 por hora ou AU$ 1.045 por semana, para uma carga horária de 38 horas semanais.
1) Qual é o custo de vida na Austrália?
O custo de vida na Austrália varia porque algumas cidades são mais caras e outras mais baratas. Mas podemos dizer que o custo de vida na terra do canguru não é dos mais baixos. Do mesmo modo, é importante ressaltar que o salário mínimo da Austrália é o mais alto do mundo e, assim, arrumando um trabalho e ganhando em dólar, tudo fica mais fácil.
2) E se eu não quiser voltar para o Brasil?
Olha, precisamos dizer que corre o grande risco de você se apaixonar pela Austrália e pela vida que o país proporciona a ponto de não querer mais ir embora. Mas e aí, como imigrar de vez para a Austrália?
O programa SkillSelect do governo australiano permite que estrangeiros apliquem o visto permanente para viver na Austrália com permissão de trabalho sem limitações, e sem data para a estadia acabar. Para tanto, é necessário ter uma profissão válida no país, nível avançado de inglês e atingir a pontuação mínima exigida de acordo com algumas exigências que o governo impõe.
3) O que é o Tax file Number?
O Tax file Number equivale ao CPF no Brasil. Para trabalhar no país, a primeira coisa que você deve fazer é providenciar esse documento. Será através dele que seu empregador descontará o imposto do seu salário e fará o pagamento da sua Superannuation (Fundo de garantia).
O ano está chegando ao fim e você precisa se organizar para realizar seus sonhos em 2024, por isso queremos apresentar para você as melhores cidades para realizar seu intercâmbio no Canadá e desfrutar de um ótimo custo-benefício!
Conheça as cidades que possuem um melhor custo benefício para você estudar e trabalhar em 2024, garanta um novo ano cheio de oportunidades na terra dos cangurus!