Dublin, na Irlanda tem seus encantos e chama muito a atenção de quem deseja estudar fora do Brasil. Fazer intercâmbio em Dublin pode ser uma experiência e tanto, hoje a nossa entrevista será com Douglas de Souza Alencar, de São Bernardo do Campo.
A escolha pelo país e cidade onde ele ia realizar o sonho de fazer o intercâmbio não foi muito fácil, já que ele desejava ir para a Austrália: “Infelizmente, meu perfil não me permitiu colocar a Austrália em primeiro plano. Em 2009 coloquei na cabeça que minha hora tinha chegado e vi que o meu país seria a Irlanda pelo fato de ter um visto de 12 meses… e não de 8 como é hoje, e ainda ter a possibilidade de arrumar emprego pra me sustentar lá e evoluir meu inglês no trabalho.”, afirma Douglas.
Dublin é considerada uma cidade tranquila e de fácil locomoção, cheia de edifícios históricos e muita cultura para se aproveitar. As experiências de vida que se leva de um intercâmbio na Irlanda são diversas, mas no ponto de vista do Douglas ele presou pela tranquilidade.
“Morando em Dublin pude ver que podemos ser felizes com pouco, não precisamos ter carro, casa, bens materiais caros. Vi que mais vale ter paz do que ter dinheiro. Lá é muito tranquilo e eu valorizava muito a vida tranquila que eu tinha.”
Outra vantagem de escolher Dublin como moradia são as oportunidades de emprego que se pode ter, muitos estudantes tem a possibilidade de poder ganhar seu próprio dinheiro mesmo estudando, e não foi diferente com o Douglas.
“Eu arrumei emprego em Dublin logo na minha primeira semana em um albergue. Foram cinco meses maravilhosos de trabalho. Tive muitas experiências gratificantes trabalhando lá!”
“Espere o melhor, mas vá preparado pra no começo ter um pouco de dificuldade, não desanime e nem fique em casa reclamando porque não consegue aprender inglês ou porque está frio. Seja forte e tenha resiliência. Seja realista e viva tudo que puder viver de bom! Tenha sempre foco, acredite em Deus e faça o bem.” Douglas de Souza