Austrália grande país, pequeno continente: Os australianos negam-se a concordar que vivem em um país. Eles chamam a Austrália de continente. A escola brasileira ensina que a Austrália pertence a um continente chamado Oceania. De nada adianta explicar isso a um australiano. Eles vão fazer de tudo para convencer que estão certos, até mesmo usar argumentos sem nexo algum, como desqualificar o sistema de ensino do Brasil. Mas não são apenas os brasileiros que aprendem desde crianças que existem seis continentes no mundo – e um deles chama-se Oceania e não Austrália. Até mesmo os europeus acabam concordando com os latino-americanos quando o assunto é esse. Para os australianos, no entanto, a Austrália é um continente que faz parte de uma região chamada Oceania. E ponto final (para eles!).

Fato é que a Austrália poderia sim ser um continente devido à sua extensão territorial. Se o fosse, seria o menor do mundo. A Austrália tem 7.692.024 quilômetros quadrados e é o sexto maior país em área total do mundo. Perde apenas para Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil. Devido ao seu tamanho e isolamento, acaba apelidada de “ilha continente” – e se for parar para pensar, a denominação faz sentido, pois todos os continentes são como ilhas gigantes.

A Austrália abriga a maior barreira de coral do mundo, com 2 quilômetros de extensão. O espetáculo é tão imenso que pode ser observado, inclusive, de fora da órbita terrestre.O país reivindica ainda a posse do maior monólito do mundo (monólito é uma montanha constituída por um única e maciça pedra ou rocha), o Monte Augustus. Basta olhar uma foto para perceber a grandiosidade da estrutura.

Além de ser o mais isolado dos países, a Austrália também é o mais plano. Isso explica também o porquê do vento atravessar o continente e ser mesmo muito forte por lá. Não há nada que o barre. Possui também os solos mais antigos e menos férteis do planeta. Quase 90% do território é deserto ou semiárido, conhecido pelos locais como outback. A maioria da população vive na costa. Por estar localizada sobre uma única placa tectônica, a indo-australiana, ou seja, livre de vulcões ou terremotos.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
1