Austrália grande país, pequeno continente

Austrália grande país, pequeno continente: Os australianos negam-se a concordar que vivem em um país. Eles chamam a Austrália de continente. A escola brasileira ensina que a Austrália pertence a um continente chamado Oceania. De nada adianta explicar isso a um australiano. Eles vão…
Continuar a leitura >>
Compartilhe através dos links:
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Austrália grande país, pequeno continente

Austrália grande país, pequeno continente: Os australianos negam-se a concordar que vivem em um país. Eles chamam a Austrália de continente. A escola brasileira ensina que a Austrália pertence a um continente chamado Oceania. De nada adianta explicar isso a um australiano. Eles vão fazer de tudo para convencer que estão certos, até mesmo usar argumentos sem nexo algum, como desqualificar o sistema de ensino do Brasil. Mas não são apenas os brasileiros que aprendem desde crianças que existem seis continentes no mundo – e um deles chama-se Oceania e não Austrália. Até mesmo os europeus acabam concordando com os latino-americanos quando o assunto é esse. Para os australianos, no entanto, a Austrália é um continente que faz parte de uma região chamada Oceania. E ponto final (para eles!).

Fato é que a Austrália poderia sim ser um continente devido à sua extensão territorial. Se o fosse, seria o menor do mundo. A Austrália tem 7.692.024 quilômetros quadrados e é o sexto maior país em área total do mundo. Perde apenas para Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil. Devido ao seu tamanho e isolamento, acaba apelidada de “ilha continente” – e se for parar para pensar, a denominação faz sentido, pois todos os continentes são como ilhas gigantes.

A Austrália abriga a maior barreira de coral do mundo, com 2 quilômetros de extensão. O espetáculo é tão imenso que pode ser observado, inclusive, de fora da órbita terrestre.O país reivindica ainda a posse do maior monólito do mundo (monólito é uma montanha constituída por um única e maciça pedra ou rocha), o Monte Augustus. Basta olhar uma foto para perceber a grandiosidade da estrutura.

Além de ser o mais isolado dos países, a Austrália também é o mais plano. Isso explica também o porquê do vento atravessar o continente e ser mesmo muito forte por lá. Não há nada que o barre. Possui também os solos mais antigos e menos férteis do planeta. Quase 90% do território é deserto ou semiárido, conhecido pelos locais como outback. A maioria da população vive na costa. Por estar localizada sobre uma única placa tectônica, a indo-australiana, ou seja, livre de vulcões ou terremotos.

Compartilhe através dos links:
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções:

CONFIRA MAIS
ARTIGOS

arrumar mala

Arrume as malas de maneira prática e fácil

Quando chega a hora de fazer à mala a dúvida do que levar para uma viagem mais longa predomina na cabeça, mas hoje vamos te dar dicas de como levar o essencial sem perder muito espaço com coisas que não serão necessárias. É importante que

Saiba mais »
fitness 332278 1280

Fortaleça sua saúde, faça um intercâmbio!

Se você acha que fazer intercâmbio é apenas uma maneira de conhecer um novo idioma e viver novas experiências, está enganado. Fazer uma viajem desse porte também pode trazer diversos benefícios à saúde tanto mental como física. Depois do intercâmbio, você se torna uma versão

Saiba mais »

Login

Trabalhamos exclusivamente com escolas de qualidade, reconhecidas internacionalmente, e comprometidas com o ensino de excelência. A Study for Life está aqui para fazer da sua experiência de intercâmbio a melhor possível!

Address

Phone

+61 0404 636

Email

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.