Perth, o lado Oeste da Austrália

Compartilhe através dos links:
Perth, o lado Oeste da Austrália

Perth fica, literalmente, do outro lado da Austrália. Isso porque, as principais cidades australianas ficam na costa Leste – que também é a parte mais povoada do país. Perth está situada, digamos, do lado B. A cidade está geograficamente mais próxima das ilhas de Timor Leste ou de Jacarta (que pertence a Indonésia) do que de Sydney, Melbourne ou Brisbane. A cidade australiana mais próxima de Perth com mais um milhão de habitantes é Adelaide, a mais de 2 mil quilômetros de distância que podem ser vencidos em cinco horas de voo. Não só por isso, mas também, Perth é considerada uma das áreas metropolitanas mais isoladas do planeta Terra.

A cidade conta com cerca de 1,8 milhões de habitantes – o estado ao qual pertence, a Austrália Ocidental (WA), conta com 2 milhões ao total. Tem verões super quentes, invernos também com temperaturas altas, pouca precipitação anual e umidade. Os solos de Perth são totalmente estéreis, ou seja, a agricultura não é o forte daquelas bandas. O maior desenvolvimento econômico de Perth começou após a descoberta de vários depósitos de ouro em Kalgoorlie, situada a cerca de 600 km de Perth (o que para a Austrália, convenhamos, é bem pertinho) e após a inauguração da ferrovia transcontinental, em 1917. Após a febre do ouro, Perth passou a explorar outros recursos naturais, principal componente da economia local, como urânio, ferro, zinco e gás natural.

Perth é considerada um paraíso dos hipsters: Conta com vários parques e calçadão à beira-mar, possui metrôs impecáveis, ônibus e trens gratuitos – isso mesmo, grátis e liberados para todos os usuários. A diversidade de restaurantes com cardápios orgânicos e diferenciados é enorme, há inúmeros bares descolados construídos em prédios históricos e todo tipo de evento, de feiras a cinema, passando por atividades ao ar livre como o ioga. Perth é simples, arejada e bem cuidada. Além da overdose natural, transpira cultura: Perth recebe todos os anos o maior festival multiartístico do Hemisfério Sul. A cidade possui ainda um centro de arte aborígene que contrasta bem com os diversos murais artísticos urbanos espalhados pelas ruas.

Com praias de areia branca e água gelada, Perth é banhada pelo Oceano Índico. Além dos esportes aquáticos, os veleiros também fazem sucesso por lá. A cidade está localizada junto a um rio, o Swan (que significa cisne em Português). Antigamente, os australianos brincavam dizendo que a sigla da Austrália Ocidente, WA ou Western Australia, significava “wait awhile” ( ou “espera um pouquinho” em Português). A tradução desajeitada é na verdade uma gozação com o estilo de vida tranquilo do lado ocidental do país, bem diferente do jeito apressado dos habitantes de Melbourne ou Sydney, do lado Leste.

Compartilhe através dos links:

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções:

CONFIRA MAIS
ARTIGOS

GUIA DO ESTUDANTE INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio na Austrália ✅

Cadastre-se para receber o material:

GUIA DO ESTUDANTE
INTERCÂMBIO NO
CANADÁ

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio no Canadá✅

Cadastre-se para receber o material: