Saúde – A Saúde na Austrália é considerada uma das melhores do mundo, seus hospitais contam com ótimos equipamentos e excelentes profissionais. O sistema universal de saúde na Austrália se chama Medicare e cobre a maioria dos tratamentos hospitalares gratuitamente para cidadãos e residentes. Há também os planos particulares, que oferecem algumas vantagens de cobertura. Em geral, o sistema universal é bem abrangente e supre quase todas as necessidades.
Um fato interessante na Austrália é que seu sistema de saúde é considerado misto, ou seja, parte dos valores do financiamento vem por incentivo privado e parte dos recursos chegam através do governo que destina 2% dos impostos de cada cidadão australiano para a saúde. Também a compra de medicamentos é tornada mais acessível por meio do subsídio do governo com o Pharmaceutical Benefits Scheme.
Se você está vindo para a Austrália é exigido de todos os intercambistas o OSHC –Overseas Student Health Cover. Que é um seguro saúde para estudantes, pode até parecer um gasto extra na hora que você está vindo para o país, contudo é extremamente importante.
Os estrangeiros não têm acesso ao Medicare de modo que adquirir o seguro saúde é fundamental, pois os tratamentos médicos sem o Medicare e o OSHC possuem um preço elevado.
Confira na lista abaixo alguns dos serviços disponibilizados pelo OSHC:
- Consultas médicas
- Raio-X
- Terapias de reabilitação ou terapias ocupacionais
- Atendimento em hospitais particulares ou clínicas para a realização de cirurgias
Alimentação na Austrália – A Austrália é um país multicultural, com diversos pratos deliciosos e diferentes do Brasil. Alguns pratos, produtos ou hábitos culinários tipicamente australianos seriam o Barbecue (ou Barbie, geralmente feito ao ar livre), Fish and Chips (na verdade, toda uma grande variedade de frutos-do-mar), o controverso Vegemite (uma pasta salgada e amarga, feita a partir de extrato de levedura, usada em sanduíches e torradas), meat pies (torta de carne) e os biscoitos de chocolate Tim Tam. Muitos australianos também reivindicam a nacionalidade do Pavlova, uma sobremesa feita de merengue decorado com frutas.
As principais refeições do dia são um pouco diferenciadas, o café da manhã diferente do Brasil é mais reforçado com ovos, pães, bacons, sucos, cereais e frutas, se o café da manhã for sua refeição favorita não faltará opção para você se deliciar.
O almoço normalmente é um lanche rápido, os australianos não têm costume de parar para fazer uma grande refeição no meio do dia, então depois das 14h da tarde eles fazem um lanche rápido.
A janta é a principal refeição para os australianos, existem diversos pratos típicos maravilhosos que você poderá experimentar e ter experiências gastronômicas únicas.
Na realidade, é possível encontrar em território australiano uma grande oferta de pratos de outros países como a cozinha turca, indiana, árabe, chinesa, vietnamita e brasileira. Cozinhar em casa ainda é a opção mais em conta, pois muitos supermercados oferecem e possuem suas próprias marcas, que geralmente são mais baratas.
Uma curiosidade sobre o café, uma bebida consumida frequentemente pelos brasileiros, na Austrália o café é um pouco mais fraco e diluído. Entre os adultos as cervejas e os vinhos são mais consumidos, e de modo geral o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos é controlado.
Não temos dúvidas que você terá boas experiências gastronômicas quando for para a Austrália, se a adaptação aos novos hábitos forem difíceis não se preocupe, você vai encontrar inúmeros restaurantes de comidas típicas brasileiras.
Leia mais também:
– Quanto custa estudar inglês na Austrália
– Austrália um lugar para viver por 100 anos
– 5 opções de acomodação na Austrália
– Cidades australianas estão entre as mais seguras do mundo
– Como viajar pela Austrália
– O mercado de trabalho na Austrália