Aplicativos de celular para baixar antes da viagem: Telefone celular com conexão à Internet é um item básico de sobrevivência em qualquer viagem, seja para turistas ou intercambistas. Ter a informação sempre na palma da mão – ainda mais quando, provavelmente, não se tem acesso a computadores desktop – fazem os recém-chegados agilizarem o trâmite para conseguir trabalho, arrumar hospedagem e se localizar na cidade. Entre as centenas de milhares de apps direcionadas para viajantes, abaixo seguem três que se fazem muito úteis na Austrália. Além de disponíveis para baixar em forma de aplicativo no celular, todas essa apps são oriundas de sites ou ferramentas online.

1. Gumtree

É o site de classificados mais citado e conhecido na Austrália. Ajuda desde intercambistas recém-chegados até àqueles que já estão no país há mais tempo. Tem de tudo no Gumtree: ofertas de emprego, anúncios de imóveis, possibilidade de compra, venda e troca de diversos produtos e serviços. O site foi criado justamente com esse intenção: ajudar pessoas que decidem mudar de país. Hoje é considerado o maior site de classificados do Reino Unido e foi criado no ano de 2000 com foco nas ex-colônias britânicas – além da Austrália, a Nova Zelândia e a África do Sul. Em 2005, foi adquirido pelo eBay.

É muito comum, especialmente em hostels que abrigam recém-chegados ao país, notar várias pessoas de olho no Gumtree o tempo inteiro. Reza a lenda que se você vê uma vaga de trabalho anunciada ali é melhor aplicar logo, pois, certamente, outras centenas de pessoas estão conectadas e irão contatar o empregador ao mesmo tempo – ou até mesmo antes – de você. O mesmo vale para locação de apartamentos ou quartos. Em fevereiro desse ano, o site informava conter mais de 1,5 milhões de anúncios.

2. Yelp

Está em dúvida sobre onde comer? Não sabe qual de comida gostaria de jantar hoje? O cardápio do restaurante é extenso demais? O Yelp – que não por acaso rima do “help” – ajuda na tomada de decisão, em especial, sobre comidas. Criado em São Francisco, na Califórnia, em 2005, o aplicativo colaborativo exibe a nota dos estabelecimentos, além de mapas para orientar a localização e sugestões de pedidos. Os usuários também podem cadastrar reviews e fotos. A ferramenta também atende a outros tipos de negócios locais, especialmente aos menores, como salões de beleza, lojas de roupas e serviços em geral.

Mas o forte mesmo do Yelp é cuidar bem do estômago dos usuários. Há vários restaurantes, bares e cafés e na Austrália cadastrados no Yelp. Geralmente, eles colam um adesivo na porta do estabelecimento para identificar que estão lá e orientar os clientes. A maioria dos locais oferece prêmios àqueles que realizarem o check-in online no local – que pode variar entre uma bebida grátis ou um desconto na conta.

3. Kayak

Um dos melhores aplicativos para pesquisas rotas de voos e preços das passagens em todo o mundo. Serve bem para àqueles que estão planejando viagem ou intercâmbio, mas também para os que já estão estabelecidos na Austrália e pretendem viajar dentro ou para países vizinhos. O Kayak está disponível também em português, o que facilita a vida daqueles que ainda não dominam muito bem o english. A ferramenta pesquisa voos de praticamente todas as companhias aéreas no mundo todo.

O Kayak permite administrar alertas de melhores tarifas. Se a pessoa escolheu a rota do voo e as datas de ida e volta, mas achou um pouco salgada a tarifa e tem tempo para fazer uma consulta de preços, basta cadastrar o e-mail que a ferramenta envia um alerta quando o preço aumentar ou diminuir. Serve muito bem também para se ter uma ideia da variação tarifária. Outra ferramenta que segue lógica semelhante é o ITA Software, desenvolvido pela Google.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
1