Austrália, o país do futebol: Para a maioria dos brasileiros que não tinham se dado conta disso, ficou bem claro durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014 que os australianos também adoram futebol. Fotos da torcida australiana dominaram as capas de jornal do Brasil, apesar de a seleção – que também veste verde e amarelo – não ter passado da primeira fase do mundial. Para os australianos que vieram aproveitar a Copa na América do Sul, não teve tempo ruim. Foi só festa e festa – algo que aquele povo sabe fazer bem!

Em janeiro, os australianos amantes de futebol ganharam motivos reais para comemorar. O país venceu pela primeira vez a Copa da Ásia. Foi a primeira vez que a Austrália conquistou a competição continental, da qual participa apenas pela terceira vez. Até 2006, a seleção nacional australiana – oficialmente apelidada de “socceroos” – disputava títulos pelas Copa das Nações da Oceania, mas a seleção acabou convidada a juntar-se à Confederação Asiática de futebol (AFC) por ter alcançado um nível técnico de futebol muito superior às outras nações de seu continente.

No dia 31 de janeiro de 2015, a seleção australiana venceu a Coreia do Sul na prorrogação por 2 a 1. Nos últimos minutos da partida, os coreanos haviam empatado, o que forçou a prorrogação. Após minutos de sofrimento no tempo extra, os australianos marcaram novamente e ficaram com a taça. A partida foi disputada em Sydney. Milhares de australianos lotaram as ruas da cidade para comemorar o título inédito. Um dos símbolos do país, o canguru, que ajudava a identificar os australianos durante o mundial no Brasil, foi carregado por multidões em Sydney – obviamente, não se tratava de um animal de verdade, mas uma versão em plástico, de cor amarela, e que veste uma camiseta verde semelhante à da seleção.

Antes de vencer a Copa da Ásia, as campanhas de destaque da seleção australiana eram, digamos, fracas – se avaliadas por um brasileiro. Em 2006, por exemplo, o país alcançou seu melhor resultado em Copa do Mundo: ficou com o 16º lugar. Nas Olimpíadas de 1992, a Austrália terminou em 4º. Uma das melhores colocações já alcançadas fora o segundo lugar na Copa da Ásia de 2011. Além dessa segunda colocação, a seleção havia conquistado a prata duas vezes no campeonato da Oceania, em 1998 e 2002.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
1