Um dos feriados nacionais mais relevantes para os australianos é o Dia da Austrália, celebrado hoje, 26 de janeiro. A data marca a chegada dos primeiros navios ingleses com colonos a Sydney. A data poderia ser equiparada, guardadas as devidas proporções, ao descobrimento do Brasil, quando os portugueses atracaram suas naus na costa brasileira em 1500. Foi nesse dia que a Austrália começou, no ano de 1788, a ser devidamente colonizada.

As repartições públicas são fechadas e quase todo o comércio formal. Os australianos se fantasiam com as cores da bandeira nacional (nas cores azul, vermelho e branco, símbolos do Reino Unido), mas também utilizam utensílios em amarelo e verde, cores que eles consideram as que representam sua nação.

Há cerimônias públicas com a participação de representantes do Estado e desfiles de rua nas principais cidades do país. A maioria dos locais, é claro, aproveita também o feriado para ir à praia u reúne os amigos para um barbecue (o equivalente a uma espécie de churrasco grelhado, seja com bife, hambúrger ou salsichas). Em janeiro é verão no Hemisfério Sul, onde o país está localizado, portanto, o dia quase sempre convida os locais a desfrutarem da costa. Esse ano, no entanto, choveu em Sydney – o que não abalou a festa, mas talvez atrapalhou os planos dos que pretendiam reforçar o bronzeado.

Assim como no Brasil, onde discute-se se o descobrimento não seria na realidade uma invasão (uma vez que já haviam pessoas vivendo nessas terras antes dos portugueses chegarem), alguns nativos e, até mesmo imigrantes, criticam a data chamando-a de “o dia da invasão”. Críticas à parte, a festa ocorre por todos os lados, dos centros urbanos à beira mar.

Em Sydney, a maior cidade do país, há um desfile de ferries e barcos próximo à Harbour Bridge. Há apresentação artísticas em Darling Harbour, onde, no final do dia, as melhores embarcações do desfile se reúnem. A noite termina com o canto do hino nacional da Austrália e uma chuva de fogos de artifício que iluminam toda a baía.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
1