sfl logo 292x272 white e1635280047631

Menu

5 opções de acomodação na Austrália

Compartilhe através dos links:
5 opções de acomodação na Austrália

Opções de acomodação na Austrália: Listamos as 5 acomodações mais comuns que você vai encontrar na Austrália, cada acomodação vai depender de dois fatores para ser alugado por você, o seu perfil e seu orçamento. 

Se você está buscando as opções mais baratas, dividir um apartamento com outros estudantes será a opção mais em conta, para isso você precisa estar aberto para morar com pessoas de cultura e costumes bem diferentes dos seus. Morar com mais pessoas sempre é uma aventura porque você nunca sabe o que esperar, mas pode ser também uma das melhores fases da sua vida, porque você poderá criar amizades profundas que duram a vida toda!

A opção mais cara será alugar um apartamento sozinho, pois não terá com quem partilhar as despesas e terá que arcar com o custo de todas as coisas. O estudante pode ainda optar pela homestay, que é a acomodação em casa de família, o que é uma boa pedida para quem quer aperfeiçoar o idioma com nativos e custa quase o mesmo de dividir um apartamento, o lado bom do homestay é que você pode ter a oportunidade desenvolver um bom vínculo familiar com a família que você morar e criar uma rede de apoio segura durante seu intercâmbio não se sentindo mais tão sozinho durante seus dias em outro país. 

Algumas universidades australianas oferecem residências em campus, o que não entra na lista de opções daqueles que embarcam apenas para estudar inglês. Geralmente as escolas de idioma não possuem residências estudantis. 

No rol de alternativas estão ainda os hostels – ou albergues – que oferecem pacotes semanais para quem pretende passar mais de uma noite.

Importante é mentalizar que ninguém dorme na rua na Austrália e que arrumar acomodação não é tão difícil assim. Complicado é encontrar um lugar que una custo e benefício. O melhor é pesquisar antes de sair do Brasil e contar com o apoio da agência de intercâmbio para organizar pelo menos o primeiro mês de estadia. Após chegar na Austrália e passar pelas primeiras semanas de ambientação, a pessoa sente-se mais segura para dar um passo adiante e se mudar.

Existem alguns pontos que você precisa estar atento antes de sair de casa, os valores dos aluguéis são pagos semanalmente. Caso você pretenda compartilhar o apartamento com alguém, em sua maioria será cobrado um valor de BOND que se refere a um depósito de garantia. 

Os hotéis e as casas de família também cobram o valor de hospedagem adiantado, esse hábito é bem comum fora do Brasil e faz parte da cultura Australiana. 

Confira abaixo 5 acomodações que você pode utilizar quando for realizar seu intercâmbio: 

  1. Alugar sozinho um imóvel: É a opção mais cara, mas ideal para casais ou pessoas que prezam por sua individualidade. Além do aluguel semanal, a pessoa terá que arcar com todas as despesas (luz, água e internet) sozinha. Fatores como localização, tamanho e estado do imóvel influenciam no valor. O custo semanal fica em torno dos AU$ 300.
  2. Dividir apartamento: Não apenas por ser mais em conta, mas também por parecer a mais divertida, é a opção escolhida pela maioria dos estudantes. Pode-se alugar um quarto individual ou com duas ou três pessoas. A maioria dos apartamentos exige uma inspection – momento para o futuro inquilino conhecer as instalações e para os já moradores decidirem se querem aquela pessoa sob o mesmo teto. Escolher bons flatmates é fundamental. O ideal é optar por pessoas que comunguem do mesmo estilo de vida: Mais ou menos festeiros, mais ou menos desorganizados, por exemplo. Perguntar se existe divisão para as tarefas da casa (limpar banheiros, lavar louça e etc) também é fundamental. O valor varia entre AU$ 120 a  AU$ 250 por semana, dependendo do tipo de quarto, do número de roommates e flatmates, da cidade e bairro.
  3. Homestay: Ficar em uma casa de família tem custo praticamente semelhante a dividir o aluguel de um apartamento. A diferença é que esse tipo de hospedagem prevê o cumprimento das normas da casa. A família que hospeda definirá os horários do café da manhã, do jantar, poderá restringir o uso da Internet e proibir noitadas. Geralmente, a casa das famílias que se dispõem a alugar quartos fica um pouco longe do centro das cidades. Por outro lado, “a mãe e o pai adotivos” irão cuidar da limpeza do seu quarto e lavar suas roupas. A alimentação também está inclusa. É uma opção conveniente na chegada a um novo país, até aprender melhor e escolher outra alternativa, se for o caso. Outro ponto positivo é a oportunidade de aprender o idioma com nativos e conhecer a cultura local. O custo varia entre AU$ 150 a AU$ 300, também por semana.
  4. Residência universitária: São poucas as universidades que oferecem e, muitas vezes, a relação entre custo e benefício não é boa. Além disso, é preciso reservar com antecedência, já que o número de vagas é limitado. Estudantes geralmente têm refeições e alguns serviços de limpeza fornecidos, mas há alguns locais que também dividem tarefas domésticas. A maioria aceita apenas estudantes em tempo integral, ou seja, para quem pretende estudar e trabalhar isso pode ser um empecilho. Uma vaga, em quarto individual, pode chegar a custar AU$ 350 por semana, mas há opções mais baratas, em torno de AU$ 200, que são mais concorridas.
  5. Hostels: Todos os hosteis na Austrália oferecem preços especiais para passar uma semana. Geralmente, os estudantes brasileiros seguem logo para a homestay quando chegam ao país, mas os europeus optaram por ficar em hostels nos primeiros dias. Os quartos são divididos com outras pessoas, geralmente seis ou oito, mas pode chegar até a 30! Os banheiros também são compartilhados entre os hóspedes, mas alguns hostels oferecem banheiros femininos e masculinos separados. O ideal é reservar com antecedência, no entanto isso não é estritamente necessário porque há muitos estabelecimentos do tipo nas principais cidades australianas. Além de uma cama, colchão e roupa de cama, na maioria dos hostels há sala de convivência, cozinha de uso comum e locker individual. Nem sempre a Internet está incluída e, geralmente, os locais não oferecem refeições. A diária em um hostel de Sydney, por exemplo, varia entre AU$ 25 e AU$ 50. Os pacotes oferecidos para estadias semanais ficam em torno de AU$ 150, dependendo do tipo de estabelecimento e da localização.

 

Essas são as principais opções de acomodações na Austrália, mas você poderá contar também com o auxílio da nossa agência para te ajudar a encontrar a melhor opção segundo o seu perfil e orçamento! Não deixe para depois o seu sonho de realizar um intercâmbio na Austrália, conheça todas as oportunidades que você terá nesse país incrível com a Study For Life. 

Compartilhe através dos links:

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções:

CONFIRA MAIS
ARTIGOS

GUIA DO ESTUDANTE INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio na Austrália ✅

Cadastre-se para receber o material:

GUIA DO ESTUDANTE
INTERCÂMBIO NO
CANADÁ

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio no Canadá✅

Cadastre-se para receber o material:

E-BOOK GRATUITO INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

Experiência de Vida e Planejamento do seu Intercâmbio na Austrália ✅

Cadastre-se para receber o material:

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.