Autrália a terra do dinheiro de plástico:  Muitos dizem que isso serve para facilitar a vida dos surfistas. Assim eles podem entrar à vontade na água sem se preocupar com as notas que levam nos bolsos. Talvez a lenda seja mesmo verdade ou ao menos tenha influenciado a troca do dinheiro de papel pelo de plástico.

A Austrália foi o primeiro país do mundo a introduzir a moeda de plástico, em 1988. Naquele ano, um lote de notas comemorativas de AU$ 10 começou a circular. Em 1992 começou o processo de substituição definitiva: A Austrália trocou todas as cédulas impressas em papel-moeda de fibras de algodão pelas de polímero. Em 1996 a primeira série completa de cédulas estava completa. Talvez a grande verdade por trás dessa mudança seja econômica – e nada tenha a ver com o valor do dinheiro em si: Foi na Austrália que surgiu uma das primeiras empresas – e hoje uma das maiores do mundo – a produzir o substrato de polímero, que serve para fabricar as notas de plástico.

O Canadá passou a comprar o polímero australiano em 2012 para produzir suas primeiras notas de plástico. Os canadenses gostaram a experiência e também acabaram trocando o papel pelo plástico definitivamente. Em 2016 será a vez do colonizar copiar a colônia: As libras esterlinas, a moeda oficial da Inglaterra, começarão a ser impressas em plástico.

Uma das principais vantagens em relação ao papel-moeda é que o plástico dificulta a vida dos falsificadores. Outra vantagem é a longevidade da nota: O plástico dura seis vezes mais que o papel e também é mais resistente. O Brasil passou pela experiência no ano 2000 quando imprimiu notas de R$ 10 de plástico. O alto custo, no entanto, barrou uma mudança definitiva. Imprimir notas de plástico é cerca de 50% mais caro do que imprimir as mesmas cédulas em papel.

A moeda nacional oficial da Austrália chama-se dólar australiano e geralmente ele é um pouco mais desvalorizado em relação ao americano. O dólar possui cinco cédulas: AUD$ 5, AUD$ 10, AUD$ 20, AUD$ 50 e AUD$ 100. Para outras informações sobre o dinheiro australiano, consulte o site oficial de turismo da Austrália.

Leia mais também:
5 trabalhos na Austrália que você talvez não queira, mas tende a fazer
Emprego de Hospitality na Austrália veja como conquistar
– País para trabalhar e juntar dinheiro
– Saiba quanto custa morar na   Austrália
– O mercado de trabalho na Austrália
– A diferença entre shift e job

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
1